google-site-verification=4pjh_0u9ZXfr16rcO_twV9F2luCyjmWda02-Q4YoL-0 01 02 Uma voz que inspira, Ivan Araújo: o artista sertanejo

Uma voz que inspira, Ivan Araújo: o artista sertanejo


Ivan Araújo

   Olá, amigos autores e amantes das letras! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje, iremos conversar com Ivan Araújo e conhecer um pouco da sua história, inspirações e anseios literários. Estar pronto? Então venha comigo e inspire-se com o talento de Ivan Araújo. Se gostar, compartilhar e não esqueça de seguir. Boa leitura!

   Deixe-me apresentar nosso entrevistado de hoje. Ivan Araújo é um poeta e escritor camocinense que se encantou com as coisas do sertão. Embora seja praiano de nascimento, ele gosta de exaltar a cultura e os costumes sertanejos em suas variadas vertentes: literatura, música, dialetos e culinária. Autor de diversas obras, como: 

"Sertão - Rebuliço no meu Interior" 

   É uma obra de prosa que explora a relação entre o homem e o sertão, com textos que refletem a complexidade e a riqueza da cultura sertaneja. 

"A Todos que Não Sabem Amar" 

   É um livro que oferece orientações e reflexões para ajudar os leitores a entender e lidar com as questões do amor e das relações humanas. 

"Poesia em Crise" 

   É uma obra que explora a relação entre a poesia e a sociedade, com poemas que refletem a crise e a transformação. 

  Eleito Melhor Poeta 2024 de Camocim e região pelo Prêmio Inovare. Vários poemas premiados em concursos literários. Ivan Araújo é um artista multifacetado que já se destacou em diversas áreas, incluindo:

- Cinema: Participou do filme "Stalker", produzido pela NS Filmes

- Literatura: Publicou livros em formato e-book ("Xô, inveja" e "O Mundo que eu Perdi") e físico ("Sertão - Rebuliço no meu interior", "A todos que não sabem amar" e "Poesia em crise", pela Editora Uiclap)

- Teatro: Autor de várias peças teatrais

- Antologia: Integrante da antologia "A Centelha - Volume 2"

  Essa diversidade de experiências e realizações demonstra a versatilidade e a criatividade de Ivan como artista. Vamos mergulhar nessa conversa e descobrir mais sobre a vida e a obra desse talentoso autor!

   É um prazer ter Ivan Araújo conosco hoje, um dos principais nomes da literatura e poesia de Camocim e região. Com uma carreira marcada por diversas conquistas e reconhecimentos, Ivan é um artista multifacetado que tem inspirado e emocionado leitores e espectadores com suas obras.

 Agradecimento:

   Em nome das Vozes Locais, gostaríamos de agradecer a Ivan Araújo por ter aceitado nosso convite para esta entrevista. É uma honra ter a oportunidade de conversar com alguém que tem contribuído tanto para a cultura e a literatura de nossa região.

   Então Ivan, nos diga;

1.Você é conhecido por suas obras que exaltam a cultura e os costumes sertanejos. Como você se inspirou para escrever sobre esse tema?


 R. sempre fui apaixonado pelo Sertão e as coisas do campo , música poesia, literatura de cordel desde criança. Porém quando tive contato com o mundo de Ariano Suassuna aconteceu algo sem explicação fiquei absorto e fascinado por tamanha platicisicidade em representar todo um povo em sua cerne mais profunda. 

 2. Sua obra "Sertão - Rebuliço no meu Interior" foi publicada na Bienal Internacional do Livro no Ceará. Qual foi a sua experiência nesse evento? 2.1. como você se sente ao saber que é o primeiro camocinense a participar de uma exposição na Bienal internacional do livro, e o que isso significa para sua cidade? 


 R. Ainda estou extasiado. Sempre sonhei em ir pra bienal vale salientar que eu imaginava ver meus escritores e poetas preferidos e não para lançar uma obra minha. Tô muito feliz e realizado e mais...

Relato da experiência de Ivan na Bienal:
Relatos e correlatos da minha participação na xv bienal internacional do livro no Ceará 10/04/2025

 

   Fui agraciado e contemplado com a oportunidade de lançar meu livro E como espólios adicionais conheci pessoas incríveis. Que arrisco dizer que essas pessoas não são daqui e antes que me venham com teorias anunnaki ou reptilianas permita explicar que tais seres habitam O terreno utópico dos sonhos e vivem suas realidades extraordinária Pois o poeta, o escritor , o cordelista são de outra espécie e de outra dimensão Conhecer tal habitat é privilégio para poucos. E consegui tal proeza Não sei como Não sei se mereço Entender e aprender ouvir vários pontos de vista e abrir possibilidades ao diálogo e ao livre discurso nos eleva o conceito de civilização, sociedade e raça humana. Conheci lugares físicos E lugares que estão quase que intransponíveis e intocáveis. Obrigado Deus que me mantém firme e de pé, obrigado família e amigos. “SONHAR GRANDE OU PEQUENO CUSTA A MESMA COISA” 

 3. Você é um artista multifacetado, com obras em literatura, cinema e teatro. Como você equilibra sua criatividade entre essas diferentes áreas?


 R. Ultimamente tenho recebido essa pergunta com mais frequência, Aí eu respondo: eu não planejo, não programa nada! Eu simplesmente vou e faço. A vida acontece enquanto fazemos planos.

 4. Qual é o significado por trás do título "Sertão - Rebuliço no meu Interior"? 


 R. A referente obra trata-se de uma homenagem aos meus avôs visto que ambos foram representantes da cultura popular nordestina em suas respectivas funções vaqueiro e violeiro repentista. Rebuliço é uma inquietação e um desassossego proveniente do ato de resistir às intempéries de forma brava e aguerrida 

 5. Você foi eleito Melhor Poeta de 2024 em Camocim e região. O que significa esse reconhecimento para você? 


 R. Significa que estou no caminho certo Eu fico feliz com tudo que está acontecendo.

 6. Como você vê o papel da literatura e da poesia na sociedade atual? Qual é o impacto que você gostaria que suas obras tivessem nos leitores?


 R. A literatura e a poesia precisam ser agentes participativos e cada vez mais atuantes em nossas vidas. Dada sua tamanha importância. A literatura e a poesia possuem o poder de alcançar lugares que a ciência, a matemática e tecnologia não conseguem chegar. Eu gostaria que minha obra tivesse um poder paliativo. 

 7. Você tem uma variedade de obras publicadas, incluindo livros de poesia, romance e desenvolvimento pessoal. Qual é o seu processo de criação para cada um desses gêneros?


 R. no caso da poesia ela me toma quase que por um processo de simbiose ela vem de forma natural e espontânea. Não se estuda pra ser poeta Os outros gêneros requer estudos, pesquisas e tempo para desenvolver técnica e perícia.

 8. Qual é o conselho que você daria para jovens escritores e artistas que estão começando sua carreira? 


 R. Se você não conseguir fazer outra coisa então você é um escolhido a fazer arte seja qual for sua área. Não fique preso a elogio e nem a críticas Continue fazendo. Uma hora você acerta ! E não se preocupe tem nicho e público Para todos os gostos.

 Perguntas rápidas:

 1. Qual é o seu livro favorito que você já escreveu? 

R. Sertão rebuliço no meu interior
 
 2. Quem é o seu maior inspirador?

 R. Ariano Suassuna 

3. Qual é o lugar que você mais gosta de escrever?

 R. Minha casa


   Agradecemos a Ivan Araújo por ter compartilhado conosco sua visão, inspiração e experiências. Sua paixão pela literatura e poesia é contagiante e inspiradora. Esperamos que essa entrevista tenha sido tão enriquecedora para você quanto foi para nós. 

    Convidamos todos os nossos leitores a lerem e compartilharem essa entrevista com seus amigos e familiares. Se você foi inspirado pela história de Ivan Araújo, não hesite em compartilhar suas próprias histórias de inspiração conosco. Além disso, recomendamos que você explore as obras de Ivan Araújo e descubra a riqueza de sua literatura. Compartilhe suas próprias obras e histórias conosco e ajude a construir uma comunidade de criadores e apaixonados pela arte.
 
   Não esqueça de seguir Ivan Araújo em suas redes sociais.

Contato

☎️ Telefone: 88994947692

✉️ E-mail: ivanalemao8@gmail.com

Redes Sociais

Facebook: Ivan Araújo

Instagram: Ivan Araújo

YouTube: Trechos e retalhos

Leia mais sobre Ivan e sua obra

   Até a próxima entrevista, quem sabe por ser a sua!

Vozeslocais..

Postar um comentário

0 Comentários